Laboratório de Surfassagem de lentes sob prescrição oftálmica, consiste no processo de preparação da lente semi-acabada para atender aos requisitos prescritos no receituário médico oftalmológico.
Nesse processo somente o lado côncavo da lente é trabalhado de forma a se obter, nesse lado, a curva adequada à dioptria prescrita.
O que difere a produção em laboratório para uma produção industrial é a escala. No laboratório se produz uma lente a cada prescrição médica, enquanto que na produção industrial é de acordo com as demandas de mercado. Dificilmente se consegue uma prescrição idêntica.
Como os riscos os riscos decorrentes de manuseio e limpeza inadequada de suas superfícies prejudicavam sensivelmente a visão, no decorrer da última década, foram realizadas eficazes melhorias no processo de produção, matéria prima e, principalmente, no tratamento específico das superfícies externas, tanto do lado côncavo, como convexo.
Esse processo consiste em submeter as lentes orgânicas a um banho, por imersão, em que um tanque contendo uma laca, que promove o recobrimento das superfícies sem alterar as características, proporcionando grande resistência ao risco. A Ophbras dispõe de uma máquina robotizada, de origem francesa, para tratamento anti-risco.
O tratamento anti-reflexo para lentes oftálmicas se reveste da mais alta importância no conceito de melhoria da visão e da estética facial, sobretudo para os usuários detentores de alta miopia.
Sucesso nos Estados Unidos, Europa e Japão, onde noventa por cento das lentes comercializadas possuem esse tratamento – o anti-reflexo é o que se pode chamar de visão do futuro. As lentes oftálmicas submetidas a esse tratamento revolucionário não apenas eliminam reflexos indesejáveis, como também aumentam o contraste do que se vê e oferecem benefícios adicionais, como a camada hidrofóbica que evita a retenção de pingos de água e torna imperceptível o embaçamento. Assim, com esse aparato tecnológico a Ophbras oferece aos estabelecimentos óticos, um completo serviço de preparação da lente com base na prescrição oftálmica que define um tipo específico de lente a ser trabalhada.